Designer de informação <3

Visualização de dados interativa projeto em andamento
Projeto Cenário
O Projeto Cenário consiste em visualizações de dados interativas, que utilizam dados do OCA (Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual) da Ancine. Ainda em andamento, este projeto é orientado pelos professores da UFRJ Doris Kosminsky (LabVis) e o professor Claudio Esperança (LGC), feito em parceria com o aluno da Engenharia Eletrônica e da Computação, Pedro Reis. Visualizações disponíveis aqui.

Primeiro esboço e esquemas do funcionamento da visualização de público e títulos por ano

Esquematização de ideias para visualização de nacionalidades e de nacionais recordistas de público

Teste de funcionamento dos dados e sua resposta visual em formatos tradicionais, realizada no programa Tableau

Primeiro esboço e esquemas do funcionamento da visualização de público e títulos por ano
Cenário surgiu como uma possibilidade de explorar a dinâmica do cinema no Brasil através de seus dados: gostaríamos de mostrar um retrato quantitativo da instituição. Logo que encontramos os dados, começamos um processo de filtragem de assuntos interessantes contidos neles e realizamos diversos testes no programa Tableau, a fim de validar a possibilidade do uso dos dados.
Para desenvolver as visualizações partimos de três preceitos: elas seriam interativas (para web), alternativas (em sua composição ou na navegação) e teriam poucos menus.

Uma visão geral dos dados tratados, possibilitando a comparação de filme e público em meses e anos. É possível deslocar as colunas dos dois eixos para colocar itens lado a lado

O box traz detalhes sobre o mês selecionado, como os números no total e os 5 filmes com maior público em um ranking interativo

Na esquerda, um ranking selecionável com o nome dos estados presentes, quando utilizado, adiciona o estado ao gráfico de linha

Uma visão geral dos dados tratados, possibilitando a comparação de filme e público em meses e anos. É possível deslocar as colunas dos dois eixos para colocar itens lado a lado
Para criar a interface do site e as visualizações, primeiro foram utilizados rascunhos. Porém, eles não se mostraram práticos por serem abstratos e imaginários demais. Logo, trocamos o rascunho manual pelo digital e a construção de wireframes: assim, eram sempre considerados os piores casos, os maiores números e mais discrepantes, para evitar que eles quebrassem a visualização como acontecia antes.
Veja os resultados até o momento
Meu papel nesse projeto foi muito teórico é prático: procurei os argumentos que convenceram nossos orientadores a aceitar a proposta dos dados sobre cinema, criei o briefing do projeto e pesquisei durante muito tempo por visualizações interativas e referências. Ao mesmo tempo, desenvolvi a narrativa visual do projeto, discutindo com meu parceiro sobre o que seria possível e passando a ele instruções de como montar a visualização a partir de nossas conclusões.
O projeto está em desenvolvimento, passando por pequenas melhorias de UI. A próxima, e última fase, é o teste de usabilidade que validará a funcionaliade de algumas das nossas escolhas gráficas.
Com o resultado do teste e as devidas melhorias aplicadas, prentendemos escrever um artigo sobre a dinâmica de trabalho conjunto entre designer e programador no Brasil. A intenção é publicá-lo em congressos e revistas, dividindo o que aprendemos no projeto com os outros.
Acesse nosso projeto neste link.